DANHA SALGADOS CONGELADOS

DANHA SALGADOS CONGELADOS

17 de mai. de 2010

O jeito Google de trabalhar


Por Sérgio Santiago,


Depois de ler um de meus posts, meu nobre colega de faculdade, Nominato, me sugeriu escrever sobre ambiente de trabalho. Nominato e eu estudamos desde o primeiro período juntos – e isso já dura quase quatro anos. Se tem uma coisa que ele sempre foi avesso é usar o tradicional terno social em apresentações de trabalho, bem como uniformes na empresa. Em nossa profissão, Relações Públicas, o traje conta muito, pois estamos num país ainda adepto à cultura conservadora empresarial.

O Relações Públicas cuida da imagem da empresa; é o encarregado de promover o diálogo entre ela e seus stakeholders. Logo, a imagem do profissional refletirá também a imagem da empresa. Mas isso é para os conservadores. Nominato é um típico jovem da Geração Y. Nasceu depois dos anos de 1980, gosta de rock, toca bateria, faz acupuntura e admira sempre o diferente.

Diferente como o Nominato é o estilo Google de trabalhar. Os colaboradores do gigante da internet não precisam usar uniformes, podem dormir após o almoço, solicitar massagens semanais e ainda jogar vídeo game no horário de expediente. Não há regras para transitar pela empresa. Pode ser até de skate ou patins. Tem poltronas, redes, e uma área de jogos com Consoles como Xbox e Wii, e até mesa de sinuca e fliperama.

Além de toda a comodidade para trabalhar, todos os funcionários têm ações da empresa e podem pedir reembolso para cursos, para academia de ginástica ou para decorar a mesa de trabalho. E como se não bastasse, a organização ainda deixa que seus colaboradores dediquem 70% de seu tempo à atividade principal, 20% a um projeto correlacionado e 10% para coisas pessoais.

Para quem vive acostumado a empresas rígidas, que usam máquina de ponto, exigem carga horária e uniformes, até parece piada. Mas a realidade é que essa postura empresarial já provou que dá resultado. As organizações que ainda focam demais nas cifras e esquecem da qualidade de vida de seus funcionários, ignoram a lógica de que qualidade de vida no trabalho significa colaborador motivado. E colaborador motivado quer dizer mais lucros.

Com informações do site: strobous.com



Um comentário: